quinta-feira, junho 22, 2017

Sistema Sanguíneo ABO




Introdução

O médico austríaco Karl Landsteiner, por volta do ano de 1900, descobriu que havia incompatibilidade sanguínea entre algumas pessoas. Ele descobriu que quando misturava amostras de sangue de pessoas diferentes, as vezes havia aglutinação, outras vezes não havia.

Ao estudar melhor esse fenômeno, Landsteiner e sua equipe descobriram que há reação imunológica entre as hemácias de uma pessoa e o plasma de outra pessoa, o que levou à classificação dos quatro tipos sanguíneos: A, B, AB e O.

As pessoas de determinados grupos sanguíneos já têm a capacidade genética de produzir “anticorpos” contra os outros tipos sanguíneos. Esses anticorpos são chamados de aglutininas, anti-A e anti-B, respectivamente contra o sangue A e B.


As proteínas A e B presentes nas hemácias são chamadas de aglutinogênios, correspondentes aos antígenos. Elas são glicoproteínas presentes nas membranas plasmáticas das hemácias.














Figura adaptada de: http://www.austincc.edu/apreview/PhysText/Blood.htm  (acessado em 25/05/2017)

Enquanto que os aglutinogênios estão nas hemácias, as aglutininas são encontradas dispersas no plasma, e são produzidas em quantidade após a pessoa receber sangue incompatível.

A reação entre a aglutinina e o aglutinogênio é chamada de reação de aglutinação, que forma pequenos grumos, ou êmbolos, e ocorrem quando são feitas transfusões incompatíveis. Os êmbolos podem provocar entupimentos de artérias e reação anafilática (veja mais aqui), podendo levar a pessoa à morte.
















Figura adaptada de: http://www.austincc.edu/apreview/PhysText/Blood.htm  (acessado em 25/05/2017)

Determinação do tipo sanguíneo


Para saber a que grupo sanguíneo uma pessoa pertence, usa-se soro anti-A e soro anti-B vendidos comercialmente. A pessoa deve furar o dedo com uma agulha esterilizada e pingar algumas gotas de sangue em duas amostras, sobre uma lâmina de vidro.


Veja este vídeo sobre tipagem sanguínea


Pode acessar o vídeo também por aqui: https://youtu.be/ifHo8c5Pt5E

Como se observa no vídeo, em uma amostra de sangue pinga-se uma gota de soro anti-A e na outra amostra pinga-se soro anti-B. Se houver reação positiva, facilmente observada fica evidenciada a presença do respectivo aglutinogênio para determinar o grupo sanguíneo.









Sangue tipo A: na figura acima observa-se que houve reação entre a amostra de sangue e o soro anti-A e NÃO houve com o soro anti-B.








Sangue tipo B: na figura acima observa-se que NÃO houve reação entre a amostra de sangue e o soro anti-A e houve com o soro anti-B.









Sangue tipo AB: na figura acima observa-se que houve reação entre a amostra de sangue e o soro anti-A e também houve com o soro anti-B.









Sangue tipo O: na figura acima observa-se que NÃO houve reação entre a amostra de sangue e o soro anti-A e também NÃO houve com o soro anti-B.

As animações acima foram extraídas de: http://waynesword.palomar.edu/aniblood.htm (acessado em 22/06/2017)


Frequência dos grupos sanguíneos


O grupo mais frequente é o tipo O em todos os grupos étnicos. A figura seguinte representa a frequência média entre as pessoas dos três grupos étnicos mais numerosos.


 








Figura de Lucinda Morais e dados obtidos de: http://www.mdsaude.com/2017/01/tipos-sanguineos-sistema-abo.html (acessado em 22/06/2017)


Transfusão de Sangue


Para uma transfusão de sangue, devemos considerar se há compatibilidade entre as hemácias do doador e o plasma do receptor. A partir dessa análise, concluímos que:

As pessoas tipo A possuem anti-B no plasma, portanto não podem receber sangue de pessoas B ou AB, só de outras pessoas A ou O.

As pessoas tipo B possuem anti-A no plasma, portanto não podem receber sangue de pessoas A ou AB, só de pessoas B ou O.

As pessoas tipo AB não possuem anti-A nem anti-B no plasma, podendo receber sangue de todos os tipos. São chamados receptores universais.

As pessoas tipo O possuem anti-A e anti-B no plasma, não podendo receber sangue que tenham A ou B ou os dois, só podem receber do tipo O, mas podem doar sangue a todos, sendo chamados de doadores universais.

Resumindo as transfusões temos:


Receptor
Aglutininas no plasma
Podem receber sangue de
Tipo A
Anti-B
A e O
Tipo B
Anti-A
B e O
Tipo AB
nenhuma
A, B, AB e O (todos)
Tipo O
Anti-A e Anti-B
O apenas










Figura de Lucinda Morais


Herança dos Grupos Sanguíneos ABO


O sistema ABO é determinado por três genes alelos, que ocupam o mesmo loco gênico, uma herança chamada de polialelia ou alelos múltiplos já estudada neste blog

A presença da proteína A na hemácia é determinada pelo gene IA.

A presença da proteína B na hemácia é determinada pelo gene IB.

Pessoas do grupo AB possuem os dois genes, IA e IB.

Pessoas do grupo O possuem dois genes recessivos i.

Existe uma relação de dominância é entre os genes. O gene IA não domina o gene IB, e vice-versa, mas ambos dominam i.

IA = IB > i


Fenótipo
(gr. Sanguíneo)
Aglutinogênio
(hemácia)
Aglutinina
(plasma)
Genótipos
A
Proteína A
Anti-B
IAIA ou IAi
B
Proteína B
Anti-A
IBIB ou IBi
AB
Proteína A e proteína B
Ausência de ambas
IAIB
O
Ausência de ambas
Anti-A e Anti-B
ii




Veja fator RH neste blog

Saiba mais:
http://www.planetabio.com/lei1.html (tutorial com animação)



Volte ao menu do blog pelo botão HOME


Nenhum comentário: