Ácidos nucleicos - DNA e RNA






O material genético dos seres vivos em geral é constituído de unidades chamadas nucleotídeos, que por sua vez, formam o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico).

Cada nucleotídeo é composto por ácido fosfórico, pentose e base nitrogenada. Por terem muitos nucleotídeos na sua constituição, os ácidos nucleicos são chamados de poli nucleotídeos.

 

Há vários tipos de nucleotídeos que diferem quanto à base nitrogenada e quanto ao tipo de pentose. Os nucleotídeos do DNA são diferentes dos nucleotídeos do RNA.

No DNA a pentose é a desoxirribose (D), enquanto que no RNA a pentose é a ribose (R).  
Há uma base diferente em cada um, a timina (T) é encontrada apenas no DNA, enquanto que a Uracila ou Uracilo (U) é encontrada apenas no RNA.


As diferenças estão assinaladas na figura com setas vermelhas.

As bases nitrogenadas são classificadas em dois tipos: bases púricas e bases pirimídicas. Elas diferem essencialmente na constituição e no número de anéis. Observe na figura seguinte. 




DNA – Dupla hélice em espiral

A molécula de DNA é constituída de duas fitas de nucleotídeos, que se unem sempre entre o fosfato de um nucleotídeo com a pentose do outro.

As bases das duas fitas ficam emparelhadas formando pares, sempre A com T e C com G, de forma que a molécula adquire o aspecto de uma escada torcida ou dupla hélice em espiral. Esse modelo foi proposto por dois cientistas, Watson e Crick em 1953. Saiba mais sobre esses cientistas aqui ou aqui.



Observe na figura anterior que as duas fitas não estão no mesmo sentido, elas ficam uma invertida em relação à outra. Repare também que entre as bases A e T há duas pontes de hidrogênio, enquanto que entre C e G existem 3 pontes de hidrogênio.

Quantidade de bases: como sempre A faz par com T e G faz par com D, concluímos que a quantidade de T é igual à de A, o mesmo entre C e G, ou seja, A = T e C = G.

Problema:
Se em uma molécula de DNA a quantidade de T for de 23,5%, qual é a porcentagem encontrada de C nessa molécula?

Resolução:
A + T + C + G = 100% (total de bases do DNA).
Sabemos que a quantidade de T = A, portanto, 23,5% cada uma.
T + A = 23,5% + 23,5% = 47%
100 – 47% = 53% (C + G), portanto, 26,5% para cada base.
A = T = 23,5%; C = G = 26,5%


Dogma Central da Biologia

Em 1958 Francis Crick, um dos cientistas responsáveis pela descoberta da estrutura do DNA, propôs um modelo de relação entre o DNA, o RNA e as proteínas.

O DNA se duplica e perpetua em cada célula filha. As informações genéticas contidas no DNA são transcritas para o RNA, que por sua vez, traduz esse código em sequência de aminoácidos na proteína.


Esse dogma hoje é questionado porque:
- Em alguns vírus e algumas plantas o RNA pode sofrer replicação.
- O RNA de alguns vírus é capaz de produzir RNA pela ação da enzima transcriptase reversa (contrário do que ocorre nas células em geral).
- O DNA pode produzir diretamente proteínas, sem transcrever o código para o RNA. Esse mecanismo ainda não está bem conhecido.


DNA – Replicação

A duplicação é do tipo semiconservativo. Esse processo foi identificado em 1958 pelos cientistas Meselson & Stahl. Eles fizeram o seguinte experimento:

1. Bactérias foram cultivadas por muitas gerações em meio de cultura que continha apenas nitrogênio N15.  Ao centrifugar o material, o DNA mais denso se acumulou na região indicada no esquema.

2. Algumas bactérias foram transferidas um novo meio de cultura que continha apenas nitrogênio N14, mais leve que o anterior. Após uma duplicação, o DNA foi extraído por centrifugação e se posicionou acima do experimento anterior. As moléculas estavam híbridas, cada fita continha um tipo de nitrogênio. Veja esquema.

3. Depois da segunda duplicação no meio de cultura com N14, nova extração e centrifugação do DNA mostraram duas frações, as moléculas mais leves continham apenas N14. A fração de baixo continha moléculas híbridas.























A descrição e animação do experimento pode ser vista aqui 

Toda vez que a célula vai se multiplicar o DNA sofre duplicação antes da divisão celular. O DNA contém as informações genéticas. Ao se multiplicar, as cópias de DNA produzidas são idênticas, de forma que as células filhas recebem o mesmo conjunto de genes que havia na célula inicial.


Para criar cópias idênticas o DNA se duplica de forma semiconservativa, ou seja, as fitas do DNA se separam e cada uma serve de modelo para a produção de nova fita complementar. Seguindo o pareamento A-T e C-G, a sequência de bases inicial é preservada.


Figura adaptada de: http://www.brooklyn.cuny.edu/bc/ahp/BioInfo/REP/DR.Semi.html (acessada em 25/02/2014)

Veja animação da replicação do DNA nesse vídeo. Veja no site original aqui (narrado e com legendas em inglês).


No vídeo ficou claro que existe uma ordem para a produção da nova fita de nucleotídeos, sempre no mesmo sentido. Pode-se perceber esse sentido pela posição dos átomos de carbono na pentose. Os carbonos são numerados de 1 a 5 (por terem 5 átomos de carbono a molécula é chamada pentose).


Veja como os nucleotídeos se unem nessa animação

A produção da nova fita de nucleotídeos sempre segue o sentido 5’ à 3’. A molécula de DNA é aberta em vários pontos (bolha de replicação) e a partir daí forma-se as forquilhas de replicação para produção das novas fitas.



Animação de: http://www.uel.br/pessoal/rogerio/genetica/respostas/pratica_03.html (acessado em 04/03/2014).

Mais animações aqui:

As duas fitas do DNA são transcritas simultaneamente, mas uma fita é contínua e a outra é copiada por segmentos, é a fita descontínua, sempre no sentido 5’ à 3’.

Várias enzimas trabalham no processo, destacamos a DNA-polimerase e a DNA-ligase. A DNA-polimerase produz a nova fita unindo nucleotídeos com o pareamento A-T e C-G. A enzima DNA-ligase une os fragmentos de nucleotídeos da fita descontínua; ela age também na reparação do DNA ao reparar “quebras” da molécula.


Transcrição do Código Genético – Síntese de RNA

O gene se manifesta geralmente pela produção de uma proteína. O segmento de DNA correspondente possui um trecho de início, o promoter, e um trecho de término.


A enzima RNA-polimerase associa-se ao promoter e catalisa o pareamento de bases do RNA, de acordo com a sequência do DNA. Apenas uma fita do DNA é transcrita, a chamada fita ativa (em vermelho na figura seguinte).


Figura adaptada de: http://utminers.utep.edu/rwebb/html/transcription__initiation.html (acessado em 28/02/2014)

Os nucleotídeos do RNA são integrados à nova molécula conforme o pareamento com o DNA:
DNA   A  C  G  T

RNA   U  G  C  A




Outras animações de transcrição em:


TIPOS DE RNA
  
RNAt (transportador): é o menor dos RNAs, tem como função transportar aminoácidos para a síntese de proteínas nos ribossomos.


RNAt – observe que ele possui apenas uma fita de nucleotídeos enrolada sobre si mesma.

RNAm (mensageiro): possui a “receita” copiada do DNA para a síntese de proteínas. Age no citoplasma associado ao ribossomo.

RNAr (ribossômico): é o maior dos RNAs, é constituinte dos ribossomos, que por sua vez, é produzido no nucléolo.


Principais diferenças entre DNA e RNA



DNA RNA
Pentose Desoxirribose Ribose
Bases púricas Adenina e Guanina Adenina e Guanina
Bases pirimídicas Citosina e Timina Citosina e Uracila
Estruturas Duas cadeias Helicoidais Uma cadeia
Origem Replicação Transcrição
Enzima sintética DNA - polimerase RNA - polimerase
Função Informação genética Síntese de proteínas


Timeline – alguns eventos marcantes no estudo do material genético.
1865: os genes são fatores particulados
1884: Primeira publicação dos trabalhos de Mendel
1884: Descoberta dos cromossomos
1869: descoberta do DNA (Friedrich Miescher)
1900: redescoberta das leis de Mendel
1903: os cromossomos são unidades hereditárias
1910: os genes estão nos cromossomos
1913: os cromossomos contem arranjos lineares de genes
1927: as mutações são mudanças físicas nos genes
1931: a recombinação é causada pelo crossing-over
1944: o DNA é o material genético
1945: um gene codifica uma proteína
1953: o DNA é uma dupla hélice
1958: o DNA replica de forma semiconservativa
1960: Descoberta do RNA mensageiro
1961: o código genético é uma trinca
1977: o DNA pode ser sequenciado
1987: os genomas podem ser sequenciados
1988: Inicio do projeto genoma Humano
2005: Importância do “DNA lixo”
Atualmente: Projetos Proteômica
2010: síntese “in vitro” do genoma de uma bactéria
2010: Revisão do conceito de gene (“um gene é um segmento de DNA que codifica um produto funcional (polipeptídeo ou RNA”)


Para saber mais sobre ácidos nucleicos acesse os sites:
http://homepage.smc.edu/hgp/history.htm (história da descoberta dos ácidos nucleicos e animação da duplicação do DNA).
http://www.dnaftb.org/## (muito bom, em inglês)
(acessados em 25/02/2014)


Exercícios interativos


Ex em inglês fácil.
Exercício 2 (clique na base que faz par para entrar na nova fita do DNA).












Nenhum comentário: