Membrana Plasmática, exercícios de vestibulares.




1. (UFPR-2011) O atual modelo de estrutura da membrana plasmática celular é conhecido por modelo do mosaico fluido, proposto em 1972 pelos pesquisadores Singer e Nicholson. Como todo conhecimento em ciência, esse modelo foi proposto a partir de conhecimentos prévios. Um importante marco nessa construção foi o experimento descrito a seguir.

Hemácias humanas, que só possuem membrana plasmática (não há membranas internas) foram lisadas (rompidas) em solução de detergente, e os lipídios foram cuidadosamente dispersos na superfície da água. Foi então medida a área ocupada por esses lipídios na superfície da água e ficou constatado que ela correspondia ao dobro do valor da superfície das hemácias.

 a) Que conclusão foi possível depreender desse experimento, com relação à estrutura das membranas celulares?

b) Baseado em que informação foi possível chegar a essa conclusão?

2. (UFPG/PR=-2011) A membrana plasmática é a estrutura que delimita o conteúdo celular, separando-o do meio externo.  Além de proteger, a membrana plasmática controla a entrada e saída de substâncias na célula. Muitas vezes pode apresentar associações ou modificações que otimizam suas funções. Com base nesse enunciado, assinale o que for correto.

01) Os desmossomos são regiões especializadas existentes nas membranas adjacentes de  células  vizinhas, que  funcionam como presilhas, aumentando a adesão entre as células. A presença deles em todas as células de um epitélio garante a formação de um revestimento contínuo e coeso.

02) As bactérias possuem membrana esquelética feita de polissacarídeos, que promove à célula forma definida e rígida. Essa membrana esquelética, contrariamente à plasmática, não é viva.

04) As microvilosidades são dobras da membrana plasmática na superfície da célula  que voltadas para a parte interna do intestino delgado permitem uma absorção mais eficiente do alimento digerido.

08) As  células  vegetais  possuem,  associadas  externamente  à  membrana  plasmática,  a  membrana  esquelética, denominada membrana celulósica, que possui papel mecânico, selecionando as substâncias que entram e saem das células.

16) As inter digitações são dobras nas membranas plasmáticas limítrofes de duas células e que desempenham importante papel de coesão entre células vizinhas.



3, (UNICS/AL-2011) Zeca é um biólogo e estava estudando 3 tubos de ensaios contendo hemácias, as quais foram analisadas ao microscópio.
No primeiro tubo (A), as células estavam murchas, no segundo (B), normais e no terceiro (C), inchadas.











Pode-se afirmar que as hemácias foram colocadas em solução

a) hipotônica no tubo A.
b) isotônica no tubo B.
c) hipertônica no tubo C.
d) hipotônica no tubo B.
e) isotônica no tubo A.


4. (UF/SC, 2011) Dentre os vários mecanismos de transporte em nível de membrana celular, podemos citar a osmose. De maneira simplificada, a figura abaixo esquematiza as condições para a ocorrência da osmose.  



Com relação ao processo osmótico, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Haverá passagem de água do lado A para o lado B.
02. Na natureza o meio hipertônico cederá moléculas de soluto para o meio hipotônico até que se estabeleça um equilíbrio.
04. Se A fosse o meio intracelular de uma célula humana e B água pura, com certeza esta célula iria estourar.
08. Se A fosse o meio intracelular de uma célula vegetal e B água pura, a parede celulósica impediria que sua membrana celular se rompesse.
16. A pressão osmótica é gerada pela passagem do solvente do lado B para o lado A.
32. As células de nosso corpo encontram-se banhadas por uma solução isotônica; desta forma, a passagem da água do meio extracelular para o intracelular ocorre por osmose.


5. (Unicamp-2011) Duas fatias iguais de batata, rica em amido, foram colocadas em dois recipientes, um com NaCl 5M e outro com H2O. A casa 30 minutos as fatias eram retiradas da solução de NaCl 5M e da água, enxugadas e pesadas. A variação de peso dessas fatias é mostrada no gráfico abaixo.



a) Explique a variação de peso observada na fatia de batata colocada em NaCl 5M e a observada na fatia de batata colocada em água.

b) Hemácias colocadas em água teriam o mesmo comportamento das células da fatia de batata em água? Justifique.


6. (UEPGPR-2012) – Todas as células estão envolvidas por uma membrana plasmática que controla a entrada e saída de substâncias. Nesse contexto, assinale o que for correto.

01) Nas células animais, na osmose ocorre a passagem de  solvente  por  uma  membrana  semipermeável, quando há diferença de concentração entre duas soluções. O solvente passa de uma região mais concentrada para uma menos concentrada (hipotônica).
02) Mergulhadas nas camadas lipídicas das membranas estão as proteínas, as quais podem desempenhar funções extremamente importantes às células, como o transporte de substâncias e como  receptores celulares.
04) O transporte de grandes moléculas  para o interior da célula pode ser realizado por exocitose, por meio da expansão de regiões do citoplasma, denominadas de pseudópodes.
08) A membrana plasmática é formada por uma dupla camada de lipídeos, a qual apresenta uma região polar (com afinidade pela água), voltada para os meios extra e intracelulares, e uma região apolar (sem afinidade pela água).
16) A membrana plasmática possui a propriedade de permeabilidade seletiva. No transporte ativo, as substâncias se movem contra um gradiente de concentração, havendo gasto de energia para esse deslocamento.

 7. (UEPA-2011) Leia o texto abaixo:
 Receita de batata frita.
Corte as batatas em fatias finas e mergulhe-as em uma mistura de água e sal, na proporção de uma colher de sopa de sal para cada litro de água. Retire pequenas porções de batata da solução salina e frite. Não precisa acrescentar sal. As batatas ficam crocantes e levemente salgadas.

Agora analise as proposições referentes ao texto acima:

I - A solução salina recomendada é hipertônica em relação à célula vegetal. Assim, por osmose, a célula perde muita água e fica plasmolisada, daí a crocância observada nas batatas fritas.

II - No processo de plasmólise, o citoplasma e a membrana plasmática acompanham a contração do vacúolo e separam-se da membrana celulósica. Assim, no espaço entre o protoplasma e a parede celular fica uma solução aquosa de concentração muito semelhante à do meio externo à célula. Daí o sabor levemente salgado.

III - Sendo a solução salina recomendada hipotônica em relação à célula vegetal, ocorre difusão de Na+ Cl-, o que possibilita o sabor levemente salgado.

Assinale a alternativa que contém a(s) proposição(ões) correta(s):
a) I e II, apenas                      d) III, apenas
b) I e III, apenas                     e) I, II e III
c) II e III, apenas


8. (UECE-2008) Sabe-se que no transporte de substâncias através da membrana plasmática:



1) Certos íons são conservados com determinadas concentrações dentro e fora da célula, com gasto de energia.
2) Caso cesse a produção de energia, a tendência é de distribuírem-se homogeneamente as concentrações destes íons.

As frases 1 e 2 referem-se, respectivamente, aos seguintes tipos de transporte:

a) difusão facilitada e osmose
b) transporte ativo e difusão simples
c) transporte ativo e osmose
d) difusão facilitada e difusão simples


9. (UFPR-2006) A seguir, pode-se observar a representação esquemática de uma membrana plasmática celular e de um gradiente de concentração de uma pequena molécula "X" ao longo dessa membrana.



Com base nesse esquema, considere as seguintes afirmativas:

I. A molécula "X" pode se movimentar por difusão simples, através dos lipídios, caso seja uma molécula apolar.
II. A difusão facilitada da molécula "X" acontece quando ela atravessa a membrana com o auxílio de proteínas carreadoras, que a levam contra seu gradiente de concentração.
III. Se a molécula "X" for um íon, ela poderá atravessar a membrana com o auxílio de uma proteína carreadora.
IV. O transporte ativo da molécula "X" ocorre do meio extracelular para o citoplasma.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Somente a afirmativa III é verdadeira.



Gabarito

1. Resposta da UFPR.
a) A membrana plasmática da célula intacta deve ser formada por duas camadas de lipídios (uma bicamada).
b) Na de que os lipídios dispersos na água ocuparam o dobro da superfície em relação à superfície das hemácias. Unida ao fato de que as hemácias possuem somente a membrana plasmática, a melhor explicação é que os lipídios estejam acomodados em duas camadas na membrana intacta.

2. 01 + 02 + 04 + 16 = 23
A função de seleção do que entra e sai da célula é exercida pela membrana plasmática e não pela membrana celulósica (parede celular ou membrana esquelética).

3. b
No tubo A as células perderam água, portanto foram colocadas em solução hipertônica. No tubo C as células aumentaram de volume, portanto foram colocadas em solução hipotônica. No tubo B não houve alteração de volume, fenômeno que ocorre em solução isotônica.

4. 04 + 08 + 16 = 28
01: Na verdade a água passa nos dois sentidos, já que a membrana e semi-permeável. No entanto, como o meio A é hipertônico, haverá maior passagem de água de B para A.
02: O equilíbrio na osmose é obtido pela distribuição de solvente (água) e não de soluto. A osmose ocorre quando o soluto não é capaz de atravessar a membrana.
32: No meio isotônico, a quantidade de água que entra na célula é igual à quantidade que sai, fenômeno chamado apenas de difusão.


 5. Resposta da Unicamp
a) Em água houve aumento de peso da fatia de batata porque esta é hipertônica em relação à água. Assim, moléculas de água passarão para o interior das células da batata. No caso do NaCl 5M, a água da batata vai sair, pois a fatia de batata está em um meio hipertônico.
b) As hemácias se romperiam, pois, ao contrário das células da batata, elas não têm parede celular, que manteria a integridade da célula.

6. 02 + 08 + 16 = 26
01: O solvente passa de uma região menos concentrada para uma mais concentrada (hipertônica).
04: Exocitose é o processo de eliminação de partículas através de vesículas de membranas. A ingestão de partículas é chamada de endocitose, que ocorre na fagocitose (partículas sólidas) e endocitose (gotículas). Na fagocitose, os pseudópodes envolvem as partículas e a membrana em torno do alimento se destaca e forma um fagossomo.

7. a
A solução salina é hipertônica em relação à célula vegetal.

8. b

9. c
(Editado em 30/08/2017 para completar a justificativa da resposta).

São verdadeiras apenas as afirmativas I e III.

I. Correto. Moléculas apolares pequenas atravessam com facilidade a camada lipídica sem gasto de energia, por difusão simples, do meio de menor concentração (meio extracelular) para o meio de menor concentração (citoplasma).

II. Incorreto. A difusão facilitada ocorre de forma passiva, através de proteínas carregadoras, a favor de seu gradiente de concentração, ou seja, do meio de maior concentração para o meio de menor concentração.

III. Correto.  Moléculas polares (glicose, por ex.) e íons são transportadas pelas proteínas.

IV. Incorreto. O transporte ativo ocorreria no sentido inverso, contra o gradiente de concentração, ou seja, quanto à molécula X, seria do citoplasma (menor concentra) para o meio extracelular (maior concentração).






12 comentários:

celso disse...

A questão de número 3 está mal elaborada.
Se todas as hemácias foram submetidas a teste de osmolaridade, então cabe a cada uma dela um efeito osmótico diferente. Ou seja, pode-se afirmar as hemácias que não houve alteração de volume foram colocadas em solução isotônica no tubo B. Ou ainda, se uma delas o meio apresenta hipotônica em relação às hemácias, então estas hemácias são hipertônicas em relação ao meio, portanto ganham água do meio e sofrem hemólise.

celso disse...

Se uma delas o meio é hipotônico em relação às hemácias, então estas hemácias são hipertônicas em relação ao meio, portanto ganham água do meio e sofrem hemólise.

Lucinda Morais disse...

Discordo, a questão é clara e não está mal formulada.
Ela pergunta a concentração da SOLUÇÃO EXTERNA em que as hemácias foram mergulhadas.
Resposta correta B, as hemácias do tubo B não tiveram o volume alterado, portanto foram colocadas em solução isotônica.
No tubo A as hemácias diminuíram de volume, portanto foram colocadas em solução hipertônica.
No tubo C as hemácias tiveram o volume aumentado, o que se conclui que foram colocadas em solução é hipotônica.

Unknown disse...

Otimoo!! Ameii!

Unknown disse...

Massa. Show de bola

Unknown disse...

Qual a resposta da primeira questao?alguem sabe?

Lucinda Morais disse...

Barbara, todas as respostas estão abaixo das questões, antes dos comentários.

rafael disse...

Bom Dia Professora,
Gostaria de fazer uma pergunta para a senhora, e com o extremo respeito acho eu que na questão numero 6 têm um erro...

como podes ver nas alternativas 2 e 8 elas falam (dupla camada de lipídeos) e (Mergulhadas nas camadas lipídicas), o certo não seria uma Dupla camada de FOSFOLIPíDEOS?


02) Mergulhadas nas camadas lipídicas das membranas estão as proteínas, as quais podem desempenhar funções extremamente importantes às células, como o transporte de substâncias e como receptores celulares.

08) A membrana plasmática é formada por uma dupla camada de lipídeos, a qual apresenta uma região polar (com afinidade pela água), voltada para os meios extra e intracelulares, e uma região apolar (sem afinidade pela água).

Lucinda Morais disse...

Olá Rafael, obrigada pelo seu comentário.
Devo lembrá-lo que fosfolipídeos são lipídeos, a frase não está incorreta.
Veja esta página da unesp com a classificação dos lipídeos: http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/introducao_lipidios/classes_lipidios.htm
Espero ter resolvido a sua dúvida. Volte a perguntar se não estiver satisfeito com a resposta.
Lucinda Morais

Lucinda Morais disse...

Rafael, eu percebi que você ficou em dúvida quanto à polaridade dos fosfolipídeos. Você pode encontrar mais informações no site da Universidade Évora: http://materiais.dbio.uevora.pt/jaraujo/biocel/ordem.membrana.htm
Percebi que há falta de páginas com conteúdos adequados sobre a membrana plasmática e prometo postar um texto sobre esse tema.
Espero ter ajudado.

Unknown disse...

nao entendi o exercicio 9

Lucinda Morais disse...

Olá July Amanda Bianchi.
Eu completei o gabarito com justificativas para cada frase. Espero que tenha ficado mais claro.
Se ainda houver alguma dúvida, mande novo comentário.
Grata.