Daqui ha poucas décadas a água será mais preciosa do que o petróleo. Isso é o que supõem os especialistas no assunto, já que a disponibilidade de água potável é pequena. Além de pequena disponibilidade, as fontes de água estão sendo poluídas e a população cresce de forma insustentável para o planeta. Estima-se que a população humana utiliza 50% das reservas de água no planeta e, se os hábitos não mudarem, em 2025 irá utilizar 75% dessas reservas.
Segundo a ONU, se não mudarmos os hábitos quanto à utilização da água, em poucas décadas mais de 4 bilhões de pessoas não terão água disponível para suas necessidades básicas.
Leia mais no site da PUCRS, no capítulo do link seguinte e nos demais capítulos: http://www.pucrs.br/edipucrs/online/planetaagua/planetaagua/capitulo1.html (acessado em 20/06/2013)
Figura de http://www.pucrs.br/edipucrs/online/planetaagua/planetaagua/capitulo1.html (acessado em 20/06/2013)
Objetivos
O objetivo desse projeto é identificar e preservar as fontes de água potável, além de conscientizar a escola e a comunidade sobre o uso racional da água.
Diante da gravidade e da eminência da escassez de água potável, esse assunto é de vital importância para a sustentabilidade.
Duração
A atividade deve envolver preferencialmente as classes que estudam ecologia, em especial o tema sustentabilidade. A maioria das atividades propostas requer pesquisa, portanto, sugiro que as atividades sejam distribuídas por grupos e por toda a escola, ao longo de um bimestre.
Recursos
Os alunos devem fazer uma busca na biblioteca, na internet e ler os textos indicados.
Produção de esquemas, infográficos, tabelas, mapas, resumos, relatórios, vídeos, apresentações, jornais e folhetos ilustrados.
Requisitos
Os alunos devem primeiramente conhecer a problemática da água potável no mundo e na localidade onde vivem, para propor atitudes de preservação da água potável. Eles devem dispor de capacidade para trabalho em grupo, apresentar disponibilidade para novos conhecimentos e desenvolver habilidades para compartilhar o conhecimento.
Ferramentas
Processador de texto, apresentação multimídia (Power point, youtube, animações etc.), internet (busca de informações e divulgação dos resultados),
Atividades de classe e de campo
As cartilhas sobre o uso racional da água fornecem muitas informações importantes para iniciar o estudo. Elas são obtidas nos links a seguir.
- Cartilha uso racional da água da Sabesp, site para download: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=340
- Cartilha da UDESC online: http://issuu.com/aguagestaoderiscos/docs/uso_racional_da__gua_issu_upload
(acessado em 14/06/2013)
Atividade 1. A partir das cartilhas, dos textos sugeridos e de busca na internet, defina o que significa o uso sustentável da água. Faça uma listagem das atitudes que levam ao uso sustentável de forma a produzir uma cartilha para ser divulgada na escola e na comunidade local.
Atividade 2. A atividade humana provocou muitas alterações ambientais que afetam o ciclo natural de renovação da água. Representa graficamente o ciclo da água e nele identifique a ação do homem que afeta essa renovação, utilizando os dados obtidos na pesquisa sobre o tema. Através de cartazes, divulgue as informações para a comunidade escolar.
Atividade 3. Qual a importância da cobertura vegetal na preservação da água nas bacias hidrográficas?
Analise os textos indicados e produza um guia de conscientização da população para evitar o desmatamento dessas áreas.
Pesquise se esse problema está ocorrendo no seu município e identifique as áreas desmatadas no mapa do município.
Atividade 4. Procure a secretaria de Habitação e Saneamento de seu município e colete os dados de que porcentagem da população recebe os serviços básicos de saneamento, como água e esgotos tratados.
Quais seriam as medidas que a população que não é servida por esses serviços podem tomar para se precaver dos prejuízos dessa falta quanto à saúde?
Elabore uma cartilha para ser distribuída a essa população e ser publicada no jornal da escola.
Atividade 5. Na secretaria de Habitação e Saneamento de seu município, procure saber quais são os mananciais de onde a água é coletada para abastecer a população e a agricultura. Há reservas subterrâneas? Há fontes que não podem ser utilizadas devido à poluição?
Se a resposta for positiva, pesquise quais são as fontes poluidoras, se a poluição é de origem industrial, doméstica ou da agricultura.
Relacione que medidas poderiam ser tomadas para evitar essa contaminação, ou ainda, como fazer para recuperar as áreas contaminadas.
Faça um relatório sobre essa pesquisa e divulgue na escola e na comunidade local.
Atividade 6. Quanto custa a água potável que chega às casas? Para responder verifique uma conta de água e calcule o valor do metro cúbico.
As companhias de saneamento avaliam que uma pessoa precisa de 3,3 m3 de água por mês. Verifique qual é o consumo de sua casa por pessoa e avalie de que forma a água poderia ter um uso mais racional em sua casa, sua escola ou na comunidade local.
A proposta é que essa atividade seja feita por todos os alunos.
Atividade 7. A água poluída pode ser descontaminada, é a chamada água de reuso. Desenvolva um guia de produção e utilização segura da água de reuso. Verifique se seu município fornece água de reuso.
Atividade 8. Algumas regiões do Brasil dispõem de água salobra. Nessas regiões, o tratamento dessa água, ou seja, a dessalinização é muito importante para o abastecimento da população.
Verifique se seu município tem essa condição.
Pesquise quais são as condições que provocam a salinização da água e quais são as técnicas de dessalinização da água e o que está sendo feito o Brasil.
Elabore um relatório sobre essa problemática para divulgação na comunidade local.
Textos indicados:
Estudo associa dinâmica de bacia hidrográfica e vegetação: http://www.usp.br/agen/?p=47558
Impacto das mudanças na cobertura vegetal no escoamento:
http://www.abrh.org.br/sgcv3/UserFiles/Sumarios/c3b072f1fa27afca2646f15472e91610_4d63ff75b48e640e8f6527cc29dd540d.pdf (acessado em 14/06/2013)
http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=2&temp2=3&proj=sabesp&pub=T&nome=Uso_Racional_Agua_Generico&db=&docid=DAE20C6250A162698325711B00508A40 (acessado em 14/06/2013)
Quando não há estação de tratamento: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua8.php
(acessado em 14/06/2013)
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=97 (acessado em 14/06/2013)
http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/ciencias/34-textos/49-a-agua (muitos textos, ótimo, acessado em 14/06/2013)
http://site.sabesp.com.br/site/fale-conosco/faq.aspx?secaoId=134&cid=2 (água de reuso, acessado em 18/06/2013)
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=100 (dessalinização da água, acessado em 18/06/2013)
http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/1999/outubro/bn.2004-11-25.3592579405/ (dessalinização da água, acessado em 18/06/2013)
Avaliação
A avaliação deve ser feita ao longo das atividades, conforme o empenho e o resultado obtido pelos alunos.
Créditos
Projeto elaborado por Lucinda Morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário