Enzimas







Animação de: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/enzimas.htm
(acessado em 29/11/2013)

As reações orgânicas que ocorrem nos seres vivos são catalisadas por enzimas. Podemos classificar essas reações em dois tipos:

anabolismo: reações de produção (síntese) de moléculas orgânicas, englobam a produção de novas células, reposição de moléculas destruídas, crescimento, armazenamento etc.

catabolismo: destruição de moléculas, conversão de moléculas complexas em moléculas grandes etc.

Enzimas são proteínas (saía mais) especiais que agem como catalisadores orgânicos, diminuindo a energia de ativação da reação em que atuam, ou seja, diminui a quantidade de energia necessária para que o processo ocorra.

Gráfico adaptado de: http://academic.pgcc.edu/~kroberts/Lecture/Chapter%205/enzymes.html (acessado em 01/12/2013).

Catalisador é uma substância que acelera a velocidade da reação e participa dela, mas permanece inalterado, quer na quantidade, quer na estrutura química, podendo ser utilizado muitas vezes.

Classificação quanto à estrutura:

         enzimas simples: formadas por uma cadeia polipeptídica.

         enzimas conjugadas: quando a proteína se associa cofator (inorgânico) ou coenzima (compostos orgânicos).
                   Obs.: Muitas vitaminas agem como coenzimas










Nomenclatura: em geral é usado o nome do substrato com o sufixo ase. Por exemplo: amilase (age sobre o amido), peptidase (age sobre peptídeos) etc.

Mecanismo de ação

Todas as enzimas são altamente específicas, isto é, agem sempre em determinadas substâncias. A substância que sofre a ação da enzima é chamada de substrato, e o resultado da reação é chamado produto.

As partes da enzima sobre as quais se prendem o substrato são denominadas de centro ativo. Este é, na realidade, a parte da enzima que comanda a reação.

O esquema, tipo chave-fechadura, ilustra bem a atividade da enzima e sua especificidade. A “fechadura” seria o centro ou sítio ativo da enzima, onde só se liga a “chave” específica, o substrato.











Video: ação enzimática



Reversibilidade: as reações catalisadas pelas enzimas em geral ocorrerem nos dois sentidos, isto é, são reversíveis.


Fatores que afetam a atividade enzimática

As enzimas não se desgastam nas reações em que atuam, mas sofrem a ação de fatores que podem alterar a velocidade da reação ou mesmo destruir a enzima (desnaturação).

Cada enzima tem um pH e uma temperatura ideais para o funcionamento. Fora das condições ideais a velocidade de ação das enzimas diminui e pode até cessar. Nessas condições extremas a enzima pode sofrer desnaturação, como com o excesso de calor.

Gráfico adaptado de: http://academic.pgcc.edu/~kroberts/Lecture/Chapter%205/enzymes.html (acessado em 01/12/2013).

Outro fator que afeta a velocidade é a proporção enzima/substrato. A proporção entre os dois altera a velocidade da reação.

Veja animação em:
(acessado em 02/12/2013).

Algumas substâncias são capazes de diminuir a atividade enzimática ou até inibir sua atividade. Essa inibição pode ser irreversível ou reversível.
Alguns inibidores são usados no tratamento de doenças infecciosas, como as sulfas e os antibióticos que bloqueiam enzimas bacterianas.

Vias metabólicas

Muitas substâncias para serem produzidas no organismo precisam de várias reações em cadeia, o que é chamado de via metabólica. É dessa forma, por exemplo, que ocorre a respiração celular, a produção da ureia e de melanina.



Saiba mais

Sites acessados em (02/12/2013).


Nenhum comentário: