Mitose, exercícios de vestibulares

Mitose em célula vegetal e em célula animal, algumas diferenças:

  • Centríolo e áster.

Em torno do centríolo encontramos nas células animais filamentos de proteínas que se irradiam a partir do centríolo, o áster. A mitose nas células animais é chamada de cêntrica (com centríolo) e astral (com áster).
A mitose nas células vegetais é chamada de acêntrica (sem centríolo) e anastral (sem áster).

  • Citocinese

A citocinese é centrípeta nas células animais (de fora para dentro) e é centrífuga nas células vegetais (de dentro para fora).

Exercícios

1. (VUNESP) Um bebê apresenta cerca de 1 trilhão de células. Esse mesmo indivíduo, quando adulto, irá apresentar
a) menor número de células, pois, com o tempo, ocorre perda de células por apoptose.
b) menor número de células, pois, com o tempo, ocorre perda de células por descamação de superfícies (pele e vias respiratórias e digestória).
c) o mesmo número de células, porém elas serão maiores em decorrência de especialização, nutrientes e organelas.
d) maior número de células, em decorrência de divisões mitóticas, que permitem o crescimento de órgãos e tecidos.
e) maior número de células, em decorrência da ingestão, na alimentação, de células animais e vegetais, as quais se somam àquelas do indivíduo.

2. (UEL-PR, 2011) O processo de mitose é essencial para o desenvolvimento e o crescimento de todos os organismos eucariotos.

(KLUG,Willianetal. ConceitosdeGenética.9.ed.PortoAlegre:Artmed,2010.p.24.)

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o ciclo celular, é correto afirmar:
a) O período durante o qual ocorre a síntese do DNA é maior que o período em que não ocorre síntese alguma de DNA.
b) Ao final de um ciclo celular, a quantidade de material genético, nos núcleos de cada célula-filha, equivale ao dobro da célula parental.
c) O tempo gasto para o pareamento cromossômico na placa equatorial equivale ao tempo gasto para síntese de DNA.
d) Em mais da metade do tempo da mitose, as cromátides estão duplicadas, separadas longitudinalmente, exceto no centrômero.
e) Durante a fase mais longa da mitose, as cromátides-irmãs se separam uma da outra e migram para as extremidades opostas da célula.

3. (FUVEST) Uma célula somática que tem 4 cromossomos, ao se dividir, apresenta na metáfase:

a) 4 cromossomos distintos, cada um com uma cromátide.
b) 4 cromossomos distintos, cada um com duas cromátides.
c) 4 cromossomos, pareados 2 a 2, cada um com duas cromátides.
d) 4 cromossomos, pareados 2 a 2, cada um com uma cromátide.
e) 2 cromossomos, cada um com duas cromátides.

4. (UFRJ-2011) As espécies que apresentam reprodução sexuada podem ser divididas em dois grupos: o grupo das espécies com fecundação interna, em que os zigotos recebem proteção dos pais, como no caso dos mamíferos; e o grupo formado por espécies de fecundação externa, em que os zigotos são abandonados pelos pais (zigotos órfãos), como ocorre em um grande número de espécies de vertebrados e invertebrados. 
Após a fecundação, formados os zigotos, tem início o processo de divisão celular com a duplicação do DNA (fase S) e divisão celular por mitose, até a formação da gástrula.
Em um dos dois grupos, a divisão celular é muito rápida, pois são suprimidas a fase G2, na qual são reparados eventuais erros de duplicação, e a fase G1, de preparação da fase S. No outro grupo a divisão celular é mais longa, pois inclui as fases G1 e G2, que são demoradas.  As duas estratégias são adaptações que se originam na ação da seleção natural. Agora observe os gráficos A e B a seguir.

Identifique o gráfico que representa o grupo de espécies com cuidado parental e o que corresponde ao grupo sem cuidado parental (órfãos). Justifique sua resposta.

5. (UNICS/AL-2011) Mitose é o processo de divisão celular com profundas alterações citoplasmáticas e nucleares na célula. Pode-se afirmar que
a) as células filhas não são idênticas à célula mãe.
b) a mitose compreende em 4 fases fundamentais: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
c) na telófase, ocorre a organização dos cromossomos na região mediana da célula.
d) os fusos mitóticos aparecem na telófase.
e) a restauração da cariomembrana é um dos processos da metáfase.

6. (U/PE-2011) A figura abaixo representa um corte histológico de raiz de cebola, na qual estão enumeradas diferentes fases do ciclo celular.

Assinale a frase que identifica CORRETAMENTE a fase 5 (cinco) e a estrutura apontada com uma seta.

a) A interfase está subdividida nas fases S, G1 e G2. A estrutura apontada é o cloroplasto.
b) Na metáfase, os cromossomos estão alinhados na placa equatorial. A estrutura apontada é o cloroplasto.
c) Na metáfase, os cromossomos estão alinhados na placa equatorial. A estrutura apontada é a parede celular.
d) Na telófase, ocorre a descondensação dos cromossomos e a citocinese centrípeta. A estrutura apontada é o fragmoplasto.
e) Na telófase, ocorre a descondensação dos cromossomos e a citocinese centrífuga. A estrutura apontada é o fragmoplasto.        

7. (PUC-RJ 2011) Em um experimento hipotético, foram retirados os centríolos de uma célula animal. Em seguida, foi observado que essas células haviam perdido a capacidade de realizar
a) divisão celular.                  
b) respiração aeróbica.
c) eliminação de resíduos.
d) endocitose de partículas granulares.
e) duplicação de seu material genético.

8. (ESPM) Observando, ao microscópio, durante o seu ciclo de divisão, uma célula de raiz de cebola, um estudante fez as seguintes observações:
“...os cromossomos estão no mais alto grau de espiralização e estão presos às fibras do fuso cariocinético pela região do centrômero...”
Com base nas observações do estudante, podemos dizer que a célula se encontra em que fase de divisão celular:

a) anáfase.
b) prófase.
c) interfase.
d) telófase.
e) metáfase.

9) (FUVEST) A figura a seguir representa o tecido meristemático de uma planta, onde podem ser observadas células em diferentes fases de divisão. Qual das alternativas corresponde à sequência do processo mitótico?

a) a à b à c à d à e à f
b) c à f à e à a à b à d
c) f à b à a à e à d à c
d) e à f à c à a à b à d
e) f à e à c à b à d à a

10. (UFERSA) “Na região do centrômero, existe uma estrutura proteica que liga cada cromossomo a uma fibra do fuso. Sabe-se também que o encurtamento das fibras ocorre através de um processo chamado despolimerização, em que a fibra vai perdendo moléculas e diminui de tamanho”. A que fase da mitose o texto acima refere-se à
a) prófase.
b) metáfase.
c) anáfase.
d) telófase.
e) interfase.

11. (UPE-2013) A proliferação celular exagerada está diretamente relacionada ao desenvolvimento de câncer. Tem-se como exemplo de bloqueio desse processo o uso de drogas antimitóticas, que desorganizam o fuso mitótico. Em relação à formação e ao papel do fuso mitótico em condições normais, é CORRETO afirmar que
a) a carioteca, membrana nuclear formada por proteínas fibrosas do citoesqueleto, está envolvida na formação do fuso mitótico, essencial à adesão celular.
b) o citoesqueleto é uma rede citoplasmática de ácidos nucleicos envolvidos no processo da formação do fuso mitótico, de lisossomos e do acrossomo, responsáveis pela mitose.
c) os centríolos são cilindros formados por actina e miosina, envolvidos na formação do fuso mitótico, dos cílios e flagelos, que auxiliam na movimentação celular.
d) os centrômeros são responsáveis pela formação do fuso mitótico constituído de carboidratos, essencial ao direcionamento do ciclo celular.
e) os micro túbulos são constituídos de tubulinas e formam o fuso mitótico, responsável pela correta segregação dos cromossomos durante a divisão celular.


GABARITO

1. d
O crescimento do organismo é devido ao aumento no número de células e ao aumento no tamanho dessas células. As células de alguns tecidos se multiplicam mais, de outros se multiplicam menos. O mesmo acontece quanto ao tamanho, as células crescem mais ou menos.

2. d
Síntese do DNA ocorre principalmente no período S da interfase (7 h). Os demais períodos demoram mais que o período S (5 + 3 + 1 = 9 h).
Ao final de um ciclo celular, a quantidade de material genético, nos núcleos de cada célula-filha, equivale à mesma quantidade da célula parental (divisão equacional).
Não há pareamento cromossômico na mitose, além do mais, a metáfase demora apenas 3 minutos.
As cromátides permanecem unidas desde o período S da interfase até a anáfase, onde ocorre a separação das cromátides na anáfase.

3. b
Pareamento de cromossomos ocorre apenas na meiose. Na metáfase os cromossomos ainda estão duplicados, ou seja, cada um apresenta duas cromátides unidas pelo centrômero.

4. Resposta da UFRJ: Espécie sem cuidado parenta - gráfico A; espécie sem cuidado parental – gráfico B.
Na multiplicação A as fases mais longas foram suprimidas, o que leva ao aceleramento da multiplicação celular e desenvolvimento do embrião, situação mais adequada àqueles que não têm o cuidado dos pais.

5. b
As células filhas são idênticas à célula mãe. Na metáfase ocorre a organização dos cromossomos na região mediana da célula. Os fusos mitóticos aparecem na prófase. A restauração da cariomembrana (membrana nuclear) é um dos processos da telófase.

6. e
Na fase 5 estão sendo formadas duas células, os núcleos formam-se e os cromossomos descondensam e se transformam em cromatina. A seta indica a formação de nova parede celular que separa as duas células pela deposição de fragmoplastos, que são pequenas vesículas produzidas pelo complexo golgiense. Essa separação é chamada de citocinese que na célula vegetal ocorre de dentro para fora (centrífuga).

7. Resposta da PUC: (A) divisão celular. 
Os centríolos são estruturas que orientam a divisão celular, se posicionando, após duplicação, um emcada polo da célula.  Eles não são necessários para  a duplicação do material genético.
A respiração ocorre parcialmente no citoplasma e parcialmente dentro das mitocôndrias. Tanto a eliminação de resíduos quanto a endocitose estão relacionados à formação de vesículas.

8. e
É na metáfase que os cromossomos atingem o maior grau de espiralização e também é nessa fase que eles se organizam na região central (equador) da célula.

9. b
Interfase: c
Prófase: f
Metáfase: e
Anáfase: a
Telófase: b, d.

10. c
O encurtamento das fibras do fuso promovem a separação das cromátides.

11. e
A carioteca é uma membrana lipoproteica, não faz parte do citoesqueleto. O citoesqueleto é uma rede de filamentos de proteína. Os centríolos são formados pela proteína tubulina, principalmente. A miosina é encontrada principalmente nas células musculares.
Centrômeros é a região do cromossomo comum às duas cromátides irmãs. Essa região prende o cromossomo às fibras do fuso mitótico. O fuso mitótico é formado por filamentos de proteína do citoesqueleto.
Mais informações sobre citoesqueleto: http://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas/cito.htm
(acessado em 16/10/2013)




Nenhum comentário: