Nutrição - Como você se alimenta? Roteiro para auto avaliação.



            Quando estudamos as substâncias que compõem os seres vivos percebemos que para o nosso organismo fabricar as substâncias que precisa, nós temos que ingerir alimentos em quantidade e qualidade adequadas.

            Neste trabalho cada aluno vai analisar a sua dieta e procurar se adequar novos hábitos para ter uma nutrição saudável, se for necessário.

            Para leitura recomendamos dois artigos produzidos pela Embrapa para o Ministério da Saúde, são eles:

  • Estratégia de saúde da família, que pode ser feito download no site: 

http://www.aedb.br/faculdades/ped/Downloads/4ano/flv_saude_familia.pdf (acessado em 20/03/2012).


  • 12 Passos para uma alimentação saudável, cujo resumo está disponível no site: 

http://www.itsbrasil.org.br/infoteca/alimentacao-saudavel/12-passos-para-uma-alimentacao-saudavel (acessado em 20/03/2012).




 Leia esses arquivos, são curtos e eles vão ajudá-lo muito a entender melhor sobre sua nutrição.

            Para poder avaliar a sua dieta, preencha o quadro abaixo com os valores da ingestão diária, somando todas as refeições. Faça uma média dos valores obtidos para dois dias consecutivos de observação. Você pode pedir ajuda para a sua mãe para avaliar as quantidades ingeridas.

Para obter o valor calórico dos alimentos consulte o site: http://www.fcf.usp.br/tabela/  (acessado em 20/03/2012). Coloque o alimento na janela de busca, por exemplo, pão. Vão aparecer vários tipos, escolha o que você ingeriu ou que esteja mais aproximado a ele. Coloque os valores na tabela seguinte.




1. Ingestão calórica diária


Tipo de alimento
1º dia: __/__/__
Quantidade/calorias














































Total de caloria ingerida no 1º dia =
Obs: Se for necessário, aumente o número de linhas.


Tipo de alimento
2º dia: __/__/__
Quantidade/calorias














































Total de calorias ingeridas no 2º dia =

Média de calorias ingeridas por dia (soma dos 2 dias/2) = ________ cal

Para avaliar aproximadamente o quanto você precisa ingerir diariamente, calcule no site: http://www.roche.pt/emagrecer/calculadoras/ncd.cfm (acessado em 20/03/2012).


As necessidades diárias são variáveis, na adolescência a necessidade é maior, por esse motivo é necessário colocar a idade no cálculo, além dos outros fatores.

2. Coloque aqui a sua necessidade diária de calorias: ____________ cal

            Uma forma de saber se a pessoa está com sobrepeso ou não é medindo o índice de massa corpórea (IMC). O site:  http://veja.abril.com.br/idade/testes/saude/gordura3.html (acessado em 20/03/2012) calcula o seu IMC, é só digitar seus dados e depois comparar com os valores para adolescentes, na mesma página da web.

3. Coloque aqui o seu IMC: ________ 

Assinale sua classificação: peso ideal / sobrepeso / obesidade.

            O IMC calcula a distribuição da massa pela superfície do corpo. O cálculo é simples: massa/(altura)2. O ideal é ter um valor de IMC entre 21 e 23, mas esse índice varia com a idade e sexo.

            Agora você já tem uma idéia se está ingerindo calorias a mais ou a menos do que a sua necessidade diária. Além disso, é necessário saber se a sua alimentação está adequada.
            Consulte o folheto Estratégia de Saúda da Família indicado no início deste texto. Verifique a quantidade diária recomendada de frutas, verduras e legumes. Coloque a quantidade que você ingere diariamente.

4. Quantidade de frutas, verduras e legumes recomendada/dia: __________

5. Quantidade de frutas, verduras e legumes ingerida/dia: ______________

            Observe a pirâmide onde estão representados os alimentos e as quantidades que devem ser ingeridos diariamente.




http://www.segurancaalimentar.ufrgs.br/consumidor_dicas11pnova.htm (acessado em 20/03/2012).

Agora que você já recolheu muitas informações responda às questões seguintes. Muitas resposta estão nos textos recomendados para leitura.

6. Que tipo de alimento deve ser ingerido em maior quantidade?

7. Que tipo de alimento deve ser ingerido em menor quantidade?

8. Quantas refeições são recomendadas se fazer por dia?

9. Com que frequência se deve comer (de quantas em quantas horas)?

10. Na  cartilha é recomendado não cozinhar muito os legumes. Por quê?

11. É recomendado não ingerir água nas refeições. Por quê?

12. É recomendado mastigar bastante o alimento. Por quê?
           
13. Quantas vezes deve-se comer feijão, no mínimo, por semana?

A melhor fonte de ferro é a carne vermelha, porque permite uma alta absorção do ferro. Apesar de o feijão ser rico em ferro, a biodisponibilidade é baixa, ou seja, a absorção de ferro é baixa. Alguns artifícios podem aumentar essa absorção, como por exemplo, deixar o feijão de molho de véspera e trocar a água muitas vezes. O fitato, um dos inibidores da absorção do ferro, é dissolvido e eliminado pela água. Outro artifício que aumenta a absorção do ferro é ingerir vitamina C. Veja mais dicas sobre fatores que influencima a absorção do ferro em: http://www.abran.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=89 
(acessado em 20/03/2012).


14. Quantas vezes por semana é recomendado comer doces?

15. Quanta água é recomendada beber por dia?

            Consulte no site seguinte a quantidade média recomendada de ingestão de sal (cloreto de sódio) http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=513 (acessado em 20/03/2012).


16. Quantidade recomendada de sal: ______
Peça para sua mãe ajudá-lo a avaliar a sua ingestão diária de sal: ________

17. Depois de todas essas análises, faça uma lista de atitudes que você acha recomendável para tornar suas refeições se tornem mais saudáveis.

Nos sites seguintes você pode encontrar mais informações sobre alimentos saudáveis.
(sites acessados em 20/03/2012).

Jogo interativo - Coma bem. O jogador que fizer escolha de alimentos saudáveis ganha ponto, os que escolhem alimentos não saudáveis perdem. É possível baixar para tablet e smartphones Android ou Apple.
http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/coma-bem-2 (acessado em 06/12/2013).



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